AXÉ !!!

"Energia mágica, universal sagrada do orixá. Energia muito forte, mas que por si só é neutra. Manipulada e dirigida pelo homem através dos orixás e seus elementos símbolos... o conteúdo mais importante do "TERREIRO DO CANDOMBLÉ" é o AXÉ. É a força que assegura a existência dinâmica, que permite o acontecer e o de vir. Sem axé a existência estaria paralisada, desprovida de toda a possibilidade de realização. É o princípio que torna possível o processo vital."



sexta-feira, 27 de julho de 2012

O Jogo de Búzios também chamado IFÁ ou, ainda, Merindilogún (Jogo dos Dezesseis) I



O Jogo de Búzios também chamado IFÁ ou, ainda, Merindilogún (Jogo dos Dezesseis), o oráculo que desvenda as brumas do invisível e do futuro, é um dos aspectos mais herméticos do Candomblé: uma porta fechada para leigos e, aqui, não se pode omitir o fato de que é uma relevante fonte de renda para os terreiros afinal, terreiros assim como o Vaticano também têm contas a pagar.

No Brasil os búzios (conchas pequenas de praia), (cawris na África eram usados como dinheiro, foi moeda corrente) são usados pelos Babalorixás e Iyalorixás para comunicação com os Orixás, como adorno em roupas dos Orixás e para confecção de alguns fio-de-contas. Também é usado em outras religiões afro-descendentes em vários países.

Além dos búzios pode-se utilizar outros objetos para consulta dos Orixás: Obí, Orobô, Alobaça (cebola), atarê (pimenta da costa), ossos, víceras, e outros.

O jogo com quatro búzios, mais utilizado nos rituais para perguntas, normalmente as caídas correspondem às caídas do jogo de Obi

O oráculo afro-brasileiro tem mais de uma modalidade: usando um rosário, o Rosário de Ifá ou com as peças [búzios ou sementes soltas. Estudos indicam que ambos os métodos de vidência tem origem na cultura ioruba [Nigéria] e estão relacionados com o mito de Òrúnmìlà´. O SER de Òrúnmìlà é objeto de controvérsias: alguns consideram-no um Orixá, outros afirmam que este SER pertence a "...um plano mítico e simbólico superior ao dos outros orixás" [André D'Òsòòsí ]: é a emanação mais transcendente ou superior de Olorum [o Deus Supremo]. O fato é que Òrúnmìlà é o Senhor dos Destinos, o Testemunho de Deus [Elérí Ìpín], o Vice-Deus [Ibìkéjì Olódúmarè], Aquele que Está no Céu e na Terra [Gbàiyégbòrún | PIRES FILHO/ESCADA].

Instrumentos do Oráculo:

A tábua de madeira consagrada onde são "deitados" os búzios [ou o rosário] e que pode ser redonda, quadrada, retangular ou oval; o rosário Òpele-Ifá; os Ikins, que são os búzios ou as sementes de dendezeiro. Os búzios podem também ser jogados sobre uma toalha ou uma peneira, esses detalhes dependem da nação de onde provém o culto. Também são utilizados: uma vela branca e uma sineta, chamada adjá, usada para saudar os Orixás, um imã. As fórmulas de evocações ou rezas são parte indispensável do ritual de abertura do jogo [Como se vê, uma prática quase impossível para leigos].

Como funciona o Jogo de Búzios:

Exú, o orixá mensageiro, Senhor dos Caminhos, por possuir o dom da vidência, da adivinhação, é o intermediário entre a potência de Òrúnmìlà´ e o sacerdote ou sacerdotiza dos búzios. Por isso, toda consulta aos búzios deve ser precedida de uma evocação e oferenda a Exú. Ao contrário do que muitos imaginam, as profecias dos Búzios não são mensagens dos Orixás mas, sim, provenientes Odús. Os Odús "são inteligências siderais que participaram da criação do universo; cada pessoa traz um odú de origem e cada orixá é governado por um ou mais odús. Cada odú possui um nome e características próprias... Os Odús são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca" [PORTAL DOS ORIXÁS].

Os odús primordiais são em número de 16; deles, derivam ou emanam, como filhos ou forças interagentes ou, ainda, como combinações, 256 omo-odús [filhos de odú]; o cruzamento dos "caminhos" de todos esses odús perfazem 4 mil e 96 possibilidades de interpretação do jogo [PIRES FILHO/ESCADA]. Para entender o que "dizem" os búzios neste panorama de possibilidades tão amplas o sacerdote precisa de vasto conhecimento dos arquétipos dos Odús, conhecimento ancestral que foi preservado através das lendas relacionadas a estas "inteligências siderais"; lendas que retratam personalidades e situações quase infinitas ligadas a cada pessoa, cada consulente. Afinal, não há pessoas iguais, não há vidas iguais.

Eis a lista dos 16 Odús primordiais e os respectivos Orixás regidos por cada um deles:

01. Okaran (Exú)
02. Ejioko (Ogum, Ibeji)
03. Etaogunda (Obaluayiê, Ogun)
04. Iorosun (Yemanjá, Oya)
05. Oxê (Oxum)
06. Obara (Oxossi, Logunedé e Xangô)
07. Odí (Omolu, Oxóssi e Oxalá)
08. EgionilO (Oxaguian)
09. Ossá (Oyá, Yewa e Yemanjá)
10. Ofum (Oxalufan)
11. Owarim (Oyá, Ogum e Exu)
12.Egilexebora (Xangô, Oba, Iroko)
13. Egioligibam (Nanã)
14. Iká (Ossain e Oxumare)
15. Obeogundá (Ogun, Ewá e Obá)
16. Alafia (Orixalá, isto é, todos os outros Orixás funfun).

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