AXÉ !!!

"Energia mágica, universal sagrada do orixá. Energia muito forte, mas que por si só é neutra. Manipulada e dirigida pelo homem através dos orixás e seus elementos símbolos... o conteúdo mais importante do "TERREIRO DO CANDOMBLÉ" é o AXÉ. É a força que assegura a existência dinâmica, que permite o acontecer e o de vir. Sem axé a existência estaria paralisada, desprovida de toda a possibilidade de realização. É o princípio que torna possível o processo vital."



quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Minha Mãe...

Minha mãe Iansã ...

Passional, audaciosa, alegre, agitada... líder, vaidosa... intrigante, vingativa e irritável. É a senhora deusa dos ventos e das tempestades. Mãe de nove filhos.
Era apaixonada por Xangô. Eles se conheceram quando ela era casada com Ogum - e Xangô foi fazer uma visita. Foi amor a primeira vista... Os dois se apaixonaram e Iansã largou Ogum. Tempos depois, com saudades, Iansã voltou para Ogum, mas Xangô não se rendeu e atacou o reino de Ogum com seu exército. Durante a luta, Ogum mandou Iansã para o reino de Oxossi, para que ela ficasse protegida. Quando Xangô, vencedor, foi buscar a mulher amada, ela já tinha casado com Oxossi... Mais uma vez Xangô resolveu lutar pela mulher e Oxossi mandou Iansã para o reino de Omolu. Acredita que a história se repetiu? Até que Iansã foi mulher de todos os orixás... e... voltou a viver com Xangô. Desse casamento nasceram os gêmeos Ibeji.

Iansã e Xangô sempre foram muito companheiros. O problema é que Xangô, como rei, queria sempre ser o mais poderoso de todos. Iansã não se conformava com isso, porque sempre foi muito independente... Um dia, disseram a Xangô que, num reino vizinho, havia um sacerdote que conhecia uma poção mágica capaz de dar o poder de lançar fogo pela boca. Como Xangô estava envolvido numa luta, pediu pra Iansã ir buscar a poção para ele. Na volta, ela resolveu que também queria este poder, mas pra não deixar o marido perceber, ela bebeu só um pouquinho da poção mágica. Resultado: o poder ficou menor... e no lugar de soltar fogo pela boca, Iansã se tornou dona dos ventos e dos raios.

Iansã era mesmo apaixonada por Xangô - nunca deixou de gostar dele. Quando Xangô morreu, ela ficou tão desesperada, que pediu aos orixás para ir para o mundo dos mortos - ficar junto do marido - e se matou. Por ter ido pela própria vontade, Iansã se tornou amiga dos Eguns. Por isso que Iansã é o único Orixá que tem coragem de participar do culto dos mortos, e ainda domina todos...

Um comentário:

Clara disse...

Olá, amei seu blog e as lendas de Iansã. Também sou filha de Iansã e nossa mãe é maravilhosa, amo-a demais.

Parabéns pelo blog, é lindo.