AXÉ !!!

"Energia mágica, universal sagrada do orixá. Energia muito forte, mas que por si só é neutra. Manipulada e dirigida pelo homem através dos orixás e seus elementos símbolos... o conteúdo mais importante do "TERREIRO DO CANDOMBLÉ" é o AXÉ. É a força que assegura a existência dinâmica, que permite o acontecer e o de vir. Sem axé a existência estaria paralisada, desprovida de toda a possibilidade de realização. É o princípio que torna possível o processo vital."



domingo, 14 de junho de 2009

OBÁ XIRÊ "RAINHA PODEROSA"... "GRANDE GUERREIRA"

Obá Xirê Obá é Filha de Afefé com Iroco e irmã gêmea de Iansã, é a senhora das estrelas e encarregada de mandar luminosidade para aureolar os seres na Terra. Senhora do Cobre e da cor do sangue! É em respeito a esse orixá que todas as mulheres dentro do candomblé usam torços que escondem as orelhas, deixando assim todas iguais .

Obá sempre foi guerreira, mas, ao contrário da irmã, não se propunha a andar pelo mundo, preferia ficar em casa dedicando-se aos seus afazeres. Sempre foi a iabacê do reino, pois a culinária é o que mais lhe agrada. Orixá do rio Níger, terceira mulher de Xangô. Orixá, embora feminina, temida, forte, energética, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos. Obá escolheu a guerra como prazer nesta vida, enfrentava qualquer situação e assim procedeu com quase todos os orixás. Só perdeu pra Ogum Guerreiro, que usou um amalá com quiabo pra enganar Obá, por isso Obá não come Quiabo!OBÁ Divindade feminina, guerreira que às vezes é também citada como caçadora.

Irmã de Óya (Iansã). Esposa de Ogum e, posteriormente,terceira e mais velha mulher de Xangô. Bastante conhecida pelo fato de ter seguido um conselho de Oxum e decepado a própria orelha para preparar um ensopado para o marido na esperança de que isto iria fazê-lo mais apaixonado por ela. Quando manifestada, esconde o defeito com a mão. Seus símbolos são uma espada (idà) e uma escudo sobre uma coroa, Obá é considerada Rainha Guerreira.

Sua saudação é OBA XÍ ou ÖBA XIRE. Significa Rainha Poderosa OBÁ — Orixá guerreira e das águas revoltas !!! A história de Obá está normalmente associado a uma Quizila mal usada sobre como foi enganada por Oxum.Que a fez acreditar que se cortasse uma de suas orelhas e servisse num amalá ao Rei Xangô ele iria preferir seu amor! O sentido desta Quizila não é mostrar Obá como um Orixá tolo, mas sim, dedicado, decidido, apaixonado, que não mede esforços e sacrifícios para atingir seus objetivos, sendo extremamente altruísta e que inicialmente confia nas pessoas e somente depois se estas lhe falham descarrega sua força e ira.

Obá é um Orixá temível, aquela que luta pelo prazer da guerra e não pelo objetivo de sua guerra. Obá nunca desiste de uma guerra, por isso a ela se entrega as causa impossíveis, os amores inatingíveis, ou os amores sofridos e de incompreensão...Quando se recorreu a todos Orixás e não se obteve êxito, entregue a Obá!

Obá

Significado: Rainha
Cor: rubi intenso e cobre
Saudação: Obá xirê! - Rainha Poderosa, forte
Elemento:FOGO e águas revoltas
Comida: raízes de cor vermelha, frutas da mesma cor e todas as comidas de Yansã.
Dia consagrado a Obá: Quarta Feira
Dia Festivo: 30 de Maio qd é sincretiza com Santa Joana D’Arc
Mineral:cobre
Domínio: águas revoltas
Quizila: Sopa e o cogumelo, e peixes de água doce!
Instrumento: adaga.
Plantas: Folhas de jabuticaba, mangueira, mangericão e rosas laranjas e vermelhas!

QUALIDADES:

Obá Gideô (velha e demora a escolher suas filhas)
Obá Xirê Rewá (é a Princesa Guerreira, valente e colérica )

Tudo relacionado a Obá é envolto em um clima de mistério Quando Obá se manifesta em alguma das suas iniciadas, leva a mão para cobrir a orelha esquerda, ou ata-se um torço (turbante), a fim de esconder uma das orelhas. Qd ela vibra vai busca um das filhas de Oxum pra que elas guerreiem uma das mais belas danças de Candomblé!

O ARQUÉTIPO DE OBÁ:

As pessoas pertencentes a este Orixá são lutadoras, bravas, um tanto agressivas, o que as levam a serem pouco incompreendidas. Freqüentemente tendem a terem experiências infelizes e amargas. Mas não são tolas, qd resolvem que alguém não serve pra sua confiança essa pessoa é descartada sem o menor problema! São ciumentas, pois são muito zelosas com tudo que lhe pertencem. E se revoltam facilmente! Porém, são pessoas de grande valor e dedicação. Tendem a alcançar seus ideais. Dedicadas e extremamente de confiança! São as pessoas do segredo! AXÉ!!!

10 comentários:

Anônimo disse...

comessei qgora no axé e estou muito felis por te obá como minha protetora pos sou muito guerreira e sofrida e tenho o praser de tela como mimae protetora

Anônimo disse...

sou de Uberlândia e aqui somos somente duas amu muito minha mãe mas queria se puder mais informações sob minha mãe motumba

elisangela disse...

SOU ELISANGELA DE OBÁ, MORO NO RIO DE JANEIRO, SOU FILHA DE SANTO DE TATA RAMINHO DO OXOSSI( PE RECIFE) E ROSE DE LOGUN EDE, PRIMEIRA LOGUNÇA RASPADA EM PERNAMBUCO,SOU MUITO FELIZ POR PERTENCER A ESSE GRANDIOSO ORIXÁ... BOM AMEI SUA DESCRIÇÃO PARA MINHA MÃE OBÁ... UMA DAS MELHORES JA DESCRITAS NA NET.

elisangela disse...

SOU MUITO FELIZ POR SER FILHA DA MINHA MÃE OBÁ... ESSE ORIXÁ É TUDO NA MINHA VIDA!!! TUDO!!!

Unknown disse...

Sou Eked Viviane de Óba achei perfeita descrição do arquétipo porém gostaria de saber mais sobre essa linda gerreira

Unknown disse...

Boa noite eu tenho obá em meu ajuntó queria entender por quê nao pode ser raspado obá em homens? Será que alguem pode ne explicar... a minha fé em obá ja é maior do que os olhos podem ver ou que o coraçao pode sentir, amo minha mae e sei que quem me ajuda nessa vida de desilusoes é ela♡... (espero que respeitem pois em momento algum estou desrespeitando ninguem só quero tirar uma duvida (: ...)

Unknown disse...

Asé,sou de oba. Nao sou Raspada ainda (nao sou feita), mas ela Responde direto na minha cabeça, tudo que ta Escrito ai bate com tudo na minha vida. Só queria exclarecer uma Duvida, oba e Yança são Irmas? Pois nunca ouvir Falar !

Unknown disse...

Sim Oba não vive sem Oya pois são irmãs e elas comem juntas

Filipe kievo afonso disse...

L

Filipe kievo afonso disse...

L